sábado, 12 de janeiro de 2008

INFO-FILOSOFIA: O CHIP DA VIDA

1-2-alien-3-gs-pa> - grande série – projecto alien quinta-feira, 16 de Agosto de 2007

INFO-FILOSOFIA E NOMENCLATURAS CONVERGENTES

Se as flores falam, se os animais falam, se as árvores falam, se as pedras falam, se tudo fala e tudo é informação e comunicação de informação, porque não tentar um «modelo» que integre todas essas linguagens, a partir de um tronco comum?
Se os símbolos, os alfabetos, os signos traduzem (conduzem) informação, porque não há-de haver um denominador comum a todos eles?
As ciências humanas (semântica, antropologia, estruturalismo, etc) são apenas e demasiado humanas, não integram todas as outras linguagens de que o universo é feito.
Se é possível encontrar uma só ciência (Noologia) que trate de todas as linguagens, de signos e sinais, de alfabetos e símbolos, de mitos e bytes, de cores, flores e árvores, de vozes humanas e de vozes animais, podemos indicar algumas que estão mais à mão:
Etologia
Informática
Cibernética
Engenharia reversa
Semântica
Comunicação mediática
Psicologia transpessoal
Biocosmologia
Exo-biologia
Gnose tradicional
Antropologia
Etnografia
Dialéctica
+
Das 12 ciências sagradas, lembrem-se:
Alquimia
Magia
Astrosofia
Kaballah
Teurgia
Ritmosofia
Numerologia
Simbolosofia
+
Se a palavra Movimento é uma das palavras-chave deste projecto Alien 2012, deveremos evocar o diagrama deus mercúrio, que criei (ver respectivo file em pasta [pointar]).
Se a palavra Milagre é outra palavra-chave deste projecto Alien 2012, devo linkar o que recentemente escrevi sob este título (ver pastas [milagre] )
A importância de itens e palavras para o projecto Alien 2012 pode ser mais central ou periférica. Esta destrinça é crucial perante a avalanche das nomenclaturas particulares daquelas ciências que citámos acima como convergentes.
Felizmente que a linguagem médica não é para aqui chamada, teríamos 24 mil vocábulos, pelo menos, à escolha…
Mas temos a psicologia, também valente no vocabulário específico, como se pode ver em dois ou três dicionários do ramo que possuo na minha biblioteca.
Por exemplo: comunicação, transmissão, informação são obviamente palavras centrais e imprescindíveis; é esse tipo de «grandes palavras» que teremos de cultivar para este nosso projecto de filosofia da informação ou info-filosofia.
[ MAIS DE NOOLOGIA]