sábado, 27 de novembro de 2010

COSMOBIOLOGIA: VISÃO HOLÍSTICA DO MUNDO

COSMOBIOLOGIA: BASE DA NATUROLOGIA

A propósito de Big Bang - também citado na aula de Botânica - sublinhe-se um livrinho de 140 páginas da Colecção Aberta da Editora Gradiva: «A Mais Bela História do Mundo - o Segredo das Nossas Origens» ( Ed. Gradiva, Lisboa, 1996) , onde 3 autores de fronteira, Hubert Reeves, Joel de Rosnay e Yves Coppens são entrevistados por Dominique Simonnet sobre os temas de Biogénese, Cosmogénese e Noogénese. Ou seja, a tripla temática que deveria ser a cadeira básica de um curso de Naturologia, a cadeira chamada Cosmobiologia, onde a tão falada «visão holística do mundo», a tão falada «abordagem sistémica», a tão falada «interdisciplinaridade» e o tão falado «novo paradigma», encontrariam os seus fundamentos de eleição.
Não admira que a ciência, que criou o caos por ignorar a cosmobiologia, venha agora, em fim de festa, inventar mais uma teoria sobre o caos que em boa parte contribuiu para estabelecer no Planeta Terra.
O obsceno tem limites. O caos como teoria é, de facto, outro cúmulo que a epistemologia deve ter em particular atenção, no capítulo das aberrações modernas.
Num curso de Naturologia, o caos deve ser encarado como um dos principais causadores de «angústia existencial», o vago «mal estar» a que a psiquiatria e as psicoterapias (breves ou longas), não ligam importância. Aliás, as «doenças da civilização» como esta, são as mais desconhecidas da ciência (por motivos óbvios) e aquelas a que o naturologista deverá dar a máxima atenção.
Tal como se disse, é pelas neuroses colectivas que o estudo da doença individual tem de começar.
E sobre neuroses colectivas poderiam escrever-se tratados que não estão escritos. Como é óbvio, a ciência não toca no dente que lhe doi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário